quarta-feira, 22 de junho de 2016

Diário de um Futuro Atleta - Cap 03: O CORPO FALA

Queridos Marombas....

24 de abril de 2016

Naquele final de semana daquela primeira semana, além de me despedir das comidas lixos com os rodízios, com a ajuda de Anderson Diniz, soube como colocar no papel tudo o que eu iria fazer pelas próximas semanas. A estratégia utilizada era tentar limpar o shape que, apesar de estar com um volume bom, apresentava uma qualidade muito ruim. Então, decidimos eliminar o máximo de gordura e retenção possível com a menor perca de massa magra.

A parte principal foi a dieta. Lembre desta dica: Para se ter definição, você tem que mexer PRINCIPALMENTE COM A DIETA, sendo todas as refeições algo muito restrito.

E foi o que aconteceu. O Anderson praticou o ditado: "Ensina a pescar, mas não dá o peixe", ou seja, ele me orientou como que eu deveria fazer os cálculos das quantidades de macros a ser batidas naquela situação. Deixamos bem baixa a quantidade de carboidratos e proteínas razoavelmente alta. Outro ponto importante foi que não variamos os alimentos, ou seja, era consumido em boa parte das alimentações apenas frango, ovos, batata doce, mandioca, abacate, salada e aveia.

Veja como ficou a dieta nessas semanas:

CAFÉ DA MANHÃ (6:00): 5 claras + 1 ovo inteiro
                                            50g de mandioca = 18g de carboidrato
                                            Aveia com água

LANCHE DA MANHÃ (10:00): 5 claras = 18g de proteína
                                                    100g de abacate

ALMOÇO (13:00): 150g de frango = 36g de proteína
                               100g de mandioca = 36g de carboidrato
                               Salada

CAFÉ DA TARDE (16:00): 5 claras + 1 ovo inteiro = 24g de proteína
                                            Aveia

JANTAR (19:00): 150g de frango = 36g de proteína

LANCHE DA NOITE (22:00): 50g de mandioca
                                                 150g de frango
                                                 Salada

ÚLTIMA REFEIÇÃO (00:00): 5 claras + 1 ovo inteiro = 24g de proteína
                                                 Salada
                                                 Aveia

TOTAL: 214g de proteína
              108g de carbo
              200g de abacate + gorduras boas nos  outros alimentos
              Aveia e salada

Feita a dieta, estava na hora de pensar em qual campeonato e em qual data seria necessário subir. Pensamos muito e devido à um biotipo magro, com mais características de ectomorfo, ficamos em dúvida entre as categorias BODYSHAPE e MEN'S PHYSIQUE.

A minha vontade seria ir para a Men's Physique, porém, já fui alertado: "Você quer essa categoria, mas não adianta nada se o seu corpo não responder como deve. Você não escolhe a categoria, O CORPO ESCOLHE! O CORPO FALA! Treinaremos para a Men's Physique, se o teu corpo não responder como deve para essa categoria, você entrara para a BodyShape e, futuramente, tentaremos novamente a Men's"

Foto Ilustrativa para comparação das categorias. Atletas: Diogo Montenegro (Men's Physique à esquerda) e Caio Barone (BodyShape à direita). Para ver o meu shape INICIAL, CLIQUE AQUI
Conversando com o Anderson e com outros atletas através dos grupos do Facebook e WhatsApp, a maioria me disse que a categoria Men's Physique ainda possui muitos critérios de avaliação que ainda é um mistério, podendo variar muito de quem esta julgando no dia dos campeonatos. A maior dúvida de muitos é com relação ao volume do shape. A grosso modo, o que posso dizer rapidamente de cada categoria é: MEN'S PHYSIQUE: Shape "V" com ombros gigantes, costas largas, dorsal bem trabalhada, cintura fina, presença de palco, sorriso no rosto, panturrilha bem definida, não priorizar perna devido a bermuda (o que não significa não treinar), corpo trincadasso mais seco que o deserto do Saara. Para a BODYSHAPE: Corpo na forma "Fitness", linear com pouco volume, muito definido e proporcional; diferente da men's, é necessário perna, sendo a apresentação nos palcos de sunga; presença de palco; sorriso no rosto; máximo de definição possível.

Feito isso, montamos o treino e botamos em prática na semana seguinte. Falarei como que foi a montagem e a aplicação no próximo capítulo e como foi o início da primeira semana de dieta. NÃO PERCA!!!

E aí? Em qual categoria será que é melhor? Men's Physique ou BodyShape? Dê sua opinião COMENTANDO AÍ EM BAIXO!

Por favor galera, me dêem aquela força... ME AJUDEM DIVULGANDO O BLOG E A SÉRIE PARA SEUS PARCEIROS DE TREINO!! Isso vai me ajudar muito mesmo!!

PERDEU ALGUM CAPÍTULO? CLIQUE NO CAPÍTULO QUE QUER LER OU RELER:
Capítulo 1: "O Início de Um Sonho"
Capítulo 2: "Qual é a Meta? Dobre a Meta!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário