segunda-feira, 20 de junho de 2016

Diário de um Futuro Atleta - Cap 02: QUAL É A META? DOBRE A META!

Queridos Marombas...

Continuando nossa saga, venho lhes falar como que foi nossa Semana 1 e o que eu planejei para ela. O projeto iniciou-se oficialmente no dia 21 de abril de 2016. Nesta data eu estava com 83kg, tenho 1,78 de altura e com 26 anos de idade. Venho de um projeto de bulking sujo inacabado e muito mal feito.

Muita gente me pergunta de onde surgiu essa ideia de competir. A ideia é que sou uma pessoa que adora estabelecer metas na vida, ou seja, tudo na vida tem que ter algum direcionamento, algum objetivo para que se trabalhe melhor. Então, além do desejo pessoal, por que não treinar estabelecendo um objetivo a ser conquistado?

Com o objetivo de vitória já traçado, agora era hora de decidir os meios de chegar até ele. Então dúvidas foram surgindo: "Como fazer para chegar até lá?" "Que estratégias usar para alcançar o objetivo desejado?" "Quanto de dinheiro será gasto?" "Quanto tempo de preparação seriam necessários?" "Em qual campeonato subir?" Entre outras dúvidas comuns para quem sempre está com dinheiro e tempo justo e que correr atrás de um sonho.

Lembro bem que após tomar a decisão de subir em uma competição, vi que estava numa quinta ou sexta feira (21 ou 22/04) e que logo já seria o final de semana. Decidir me planejar em todos os detalhes para enfim colocar tudo em prática na semana seguinte. A ideia inicial era não se desesperar e fazer tudo de qualquer jeito, mas também não era deixar que o tempo passasse muito, ou seja, a ideia era se planejar, mas não perder muito tempo.

Mas como conseguir repostas para as minhas perguntas? Simples. Comecei a pesquisar sobre assuntos que você possui dúvidas, mas TOMANDO MUITO CUIDADO pois nem tudo que está em livros e internet (principalmente) é uma verdade absoluta. Uma dica que posso lhes dar é pesquisar muito sobre algum tema que vocês queiram em VÁRIAS FONTES. Tente entender tal assunto sobre diversos pontos de vista e veja qual se encaixa melhor em sua ideologia, naquilo que você acredita como verdade.

Outra coisa que fiz, além dos estudos, foi entrar em grupos de discussões do Facebook e Whattsapp sobre Musculação e Academia e chamei alguns atletas que competem para um conversa. Me utilizei dessa estratégia, pois além da teoria vistas em sites e livros, é muito enriquecedor a parte prática. Conversando com esses atletas eu poderia ter um maior conhecimento de como que é a vivência e o que acontece com um atleta durante uma preparação e nos palcos de fato. Tenho certeza que essa vivência quando passada a um futuro atleta é muito inspirador, seja pelas técnicas prendidas, ou pelas experiencias ou pela inspiração. Conversar com caras do nível que conversei é uma grande inspiração por tudo que passaram até chegar onde chegaram.

Mas nem tudo é perfeito. Sempre tem aqueles que se acham muito e não respondem as coisas com muita seriedade. Ou ainda aqueles que cobram por "pseudas-consultorias" por simples conversas que você queira ter com ele. Tomem cuidado galera: Existem consultorias muito boas sim! Mas Também que são muito ruins. Conheçam bem a pessoa antes de tentar fechar um 'acordo' com elas. Enfim galera, se você for competir, ignore pessoas desse tipo, que se acham só por que subiu em um campeonatinho ou que para qualquer coisa cobram um preço até que salgado para isso. Seja positivista e pense em dar o melhor de si para subir um campeonato com essas pessoas e ficar uma colocação acima da deles, de preferencia, seja campeão!

Foi ai que encontrei um cara chamado Anderson num grupo do Whats que me deu muita força no começo. Deu aquela incentivada e contou histórias de seu começo dizendo que sentia as  mesmas dificuldades que eu estava passando. Talvez pelas histórias de vida serem bem parecidas, foi onde ele talvez tenha relembrado de seu começo e ter sido motivado a me ajudar com essa primeira parte da preparação. Me lembro muito bem de alguma de suas falas: "Não parceiro (com sotaque carioca... kkk) pode ficar tranquilo que te ajudo sim, não tem nem o por que de eu não te ajudar. Esse esporte temos que agir em grupo, que se não for assim, ele nunca vai crescer e ter o investimento que merece. É muito egoísmo que guarda toda a informação pra si mesmo."

Ele disse que poderia ficar tranquilo que me orientaria para montar a minha dieta, treino e daria alguns conselhos mais específicos sobre competição. Disse que poderia relaxar e deu a seguinte notícia: "Aproveita esse final de semana e se despede das comidas lixos. Come o que quiser por que na semana que vem vai ser dieta regrada. Vou te ajudar, mas quero que você siga a risca tudo o que eu falar." E assim foi feito. Fechei o sábado e domingo em dois rodízios diferentes com aquele sentimento de despedida.

Com essas palavras, seria impossível desistir agora. Um ato tão nobre de ajuda involuntária (que é muito difícil ver nos dias de hoje) não pode ser em vão. Então chegarei até o final! Quer saber como foi a ajuda dele para mim? Então não perca o próximo capítulo que lá contarei tudo para vocês! Ele virá na 4ª feira

Perdeu o início dessa saga? CLIQUE AQUI PARA VER O PRIMEIRO CAPÍTULO

Galera, me ajudem para dar aquela divulgada no blog e nesse projeto. Isso me ajudaria muito a concluí-lo de forma vitoriosa.

Dê sua opinião do que você acha que está certo, do que esta errado... De sugestões ou críticas nos comentários aqui embaixo

NÃO ESQUECE DE DAR UMA PASSADA NO SITE DOS NOSSOS COLABORADORES >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

3 comentários:

  1. Não desmerecendo esse projeto que eu tenho certeza vai ensinar todos nós, mas gostaria de um projeto paralelo exemplo de pessoas ectomorfas (frango.. frango mesmo..rs) alimentação, treino e evolução outros tipos físicos já cansei de ver na mídia esse já seria um desafio transformar em monstros rsrs. Abrss.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Rafael.
      Primeiramente, muito obrigado pela crítica construtiva.
      Se você quer ver a transformação de um ectomorfo em um atleta, esta no projeto certo. Sim, sou eu! Apesar de estar falando ter começado com 83kg, essa é uma pesagem "suja" foi muito dificil pra eu ter chegado até esse peso.
      Não quis voltar muito no meu histórico de academia, mas esse foi um peso, resultado de um bulking de um bom tempo. Em breve postarei fotos mais antigas.
      Talvez eu seja ectomorfo, ou para alguns ecto-mesomorfo (uma classificação entre as duas). Mas a verdade é que eu era MUUUUITO magro no começo.

      Excluir