segunda-feira, 6 de junho de 2016

Tudo Sobre Suplementos: Escolhendo o Melhor Multivitamínico

multivitamínicoEscolher o melhor Multivitamínico é essencial para completar a suplementação e se manter saudável. Todo Bodybuilding ou praticante de exercício físico devem usar Multivitamínico. Há 39 substâncias não essenciais, que não são sintetizados pelo organismo e devem fazer parte da dieta diária: 9 aminoácidos, dois ácidos graxos, 14 vitaminas e 14 elementos inorgânicos.
Em momentos de maior desgaste (treinamento duro, estilo de vida ativo, a fase de definição, dietas de baixa caloria, mudança da estação, exames, stress …), o nosso corpo necessita de mais vitaminas. A dieta, por vezes não fornecer a quantidade necessária de vitaminas, de modo que uma Multivitamínico é essencial para estes casos.

O que contem nos Multivitamínico ?

Um suplemento multivitamínico é diferente de vitamina do complexo que inclui outros componentes além de vitaminas. Multivitamínicos contêm vitaminas , minerais e muitas vezes outros ingredientes:
  • Para eliminar os radicais livres produzidos durante a formação ( Antioxidante )
  • Para aumentar a resistência e energia ( ginseng , CoQ10 , Geléia Real )
  • Para aumentar o crescimento de células (Riboflavina)
  • Para promover a saúde do sistema circulatório (Ácido Fólico, Ginkgo Biloba )
  • Para melhorar a aparência do cabelo (Biotina)
Por que Multivitamínicos são mais completos: porque eles oferecem os benefícios das vitaminas e muito mais.

Os Benefícios do Multivitamínico

Quando começar a tomar o Multivitamínico, você vai notar esses efeitos :
  • Você terá mais energia.
  • Você ficará mais forte em seus treinamentos.
  • Você vai se recuperar mais rápido.
  • Ele vai melhorar a aparência de seu cabelo e sua pele.
  • Mas também fortalecer seu sistema imunológico, melhorar o seu sistema circulatório e seu corpo vai se desenvolver.

Como usar Multivitamínico ?

A dosagem irá depender de qual marca você está usando. Recomenda-se o uso junto com as refeições.

Escolhendo o Melhor Multivitamínico ?

Embora a comunidade médica tenha opiniões divergentes quanto à eficácia dos multivitamínicos, estudos recentes têm sugerido que muitos não funcionam porque eles simplesmente não contêm doses adqequadas dos nutrientes.

Ou seja, não é que os multivitamínicos não funcionam: é necessário escolher aqueles que contêm as concentrações adequadas de cada nutriente, para que algum benefício seja obtido com o suplemento.

Como praticamente todos os fabricantes recebem matéria prima das mesmas fontes, o que varia de uma marca para outra é a quantidade de cada nutriente dentro do suplemento, assim como a adição de alguns ingredientes específicos, como o chá verde ou ginko biloba.

Além da porcentagem de cada nutriente na fórmula, veja outras informações que você deve levar em consideração antes de escolher seu melhor multivitamínico para suas necessidades:

1. Defina Seu Objetivo:


Embora existam dezenas de marcas diferentes no mercado, podemos dizer que o melhor multivitamínico é aquele que se encaixa nas suas necessidades específicas. Por exemplo, se você não come carne. é interessante procurar um suplemento que contenha não somente ferro como também a vitamina B12, que como sabemos, não é encontrada em alimentos de origem vegetal.

Conheça alguns nutrietes aos quais você deve prestar atenção de acordo com seus objetivos:

Hipertrofia muscular e recuperação pós treino: cálcio, magnésio, cobre, fósforo, potássio, tiamina, vitamina D, vitamina C e zinco

Energia e resistência: magnésio, ferro, niacina, ácido pantotênico, fósforo, potássio, sódio, tiamina, vitamina B12 e riboflavina.

Saúde e Bem estar: ácido fólico, cálcio, riboflavina, vitamina E, zinco, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, vitamina D, vitamina B12.

Saúde, do sistema nervoso: vitamina B6, ácido pantotênico.

Gestação: ácido fólico

Mulheres na menopausa: vitamina D, cálcio

2.Analise o Rótulo do Multivitamínico:


Apesar das necessidades de cada nutriente variarem em função do sexo, idade, nível de atividade física e hábitos alimentares de cada pessoa, os valores abaixo podem servir como uma boa base para ajudar na escolha do melhor multivitamínico para você:
  • Vitamina A: a ingestão diária recomendada de vitamina A é de 3.330 UI, e você certamente não precisa mais que isso, pois o excesso dessa vitamina em gestantes está ligado a problemas de má formação em bebês. Uma das funções da vitamina A é eliminar o excesso de radicais livres gerados pela atividade física intensa.
  • Betacaroteno: Se você não encontrar vitamina A no rótulo, muito provavelmente irá identificar o betacaroteno entre os ingredientes, já que o organismo converte betacaroteno em vitamina A. Nosso corpo precisa diariamente de 15.000 UI de betacaroteno, nutriente que também pode ser encontrado em frutas de cor alaranjada, como a cenoura e o mamão.
  • Vitamina C: A vitamina C é um dos antioxidantes mais potentes no combate aos radicais livres, e doses adequadas da vitamina também são essenciais para uma melhor recuperação pós-treino e para permitir o crescimento muscular. Estudos recentes sugerem que o consumo diário de vitamina C permite uma maior intensidade nos treinos, uma vez que reduz a frequência cardíaca e diminui a percepção de fadiga e cansaço. Além de consumir frutas cítricas e verduras ricas em vitamina C, procure por multivitamínicos com 60 mg da vitamina em sua composição.
  • Vitamina D: O melhor multivitamínico deve conter cerca de 400 UI de vitamina D, um nutriente essencial para a saúde dos ossos e que pode ser obtido através da exposição da pele à luz solar e também do consumo de laticínios e determinados peixes, como por exemplo a sardinha. Pesquisas recentes ainda sugerem que a vitamina D pode colaborar para aumentar os níveis de testosterona.
  • Vitamina E: A vitamina E atua como um antioxidante, limitando os danos que os radicais livres podem causar às células. Ela também auxilia no crescimento muscular e na saúde das articulações. Procure por um vitamínico com pelo menos 30 UI de vitamina E em sua formulação.
  • Ácido fólico: 0.4 mg do nutriente são mais do que suficientes para prevenir má-formação em bebês e também para reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer de cólon. Para os praticantes de musculação, o ácido fólico também é essencial, pois as vitaminas do complexo B são indispensáveis à síntese de novas proteínas.
  • Fósforo: Nós praticamente já obtemos toda nossa cota diária de fósforo a partir da dieta, então quanto menor a quantidade do nutriente no multivitamínico, melhor. Procure por um suplemento que não contenha mais que 500 mg de fósforo em sua formulação.
  • Ferro: Como já vimos, algumas pessoas podem ter uma maior deficiência do nutriente, e se esse for o seu caso, até 10 mg do mineral já são mais do que suficientes. Crianças e mulheres que ainda não chegaram à menopausa podem consumir até 14 mg de ferro por dia. Homens adultos e mulheres que já passaram pela menopausa e que não pratiquem atividades físicas intensas devem evitar tomar multivitamínicos com ferro.
  • Manganês, iodo, cloro, molibdênio, boro, biotina e ácido pantotênico: Esses são alguns dos nutrientes considerados controversos, pois não há evidência científica de que você realmente precisa de uma concentração maior do que aquela que já obtém a partir da alimentação. Por esse motivo, não há uma dose específica de cada um desses nutrientes para suplementação.
  • Silício, vanádio, níquel e estanho: também polêmicos, pois não há sequer comprovação de que nosso organismo necessite desses nutrientes.
  • Cobre e zinco: Procure um multivitamínico com 2 mg de cobre e 9 mg de zinco.
Evite multivitamínicos que ultrapassem os 100% da recomendação diária para cada nutriente, pois essas quantidades irão se somar às vitaminas e minerais que você já está consumindo através da alimentação, e alguns deles, em altas doses, podem se tornar tóxicos.

3. Verifique a origem das vitaminas

É possível encontrar no mercado fontes de vitaminas sintéticas e naturais, mas acredita-se que as últimas sejam mais eficientes. Embora as vitaminas naturais sejam mais caras, pode valer a pena gastar um pouco mais e adquirir um melhor multivitamínico, que seja natural.

4. Escolha a melhor apresentação do suplemento

photos.demandstudios.com-44-63-fotolia_4025009_XS
Os multivitamínicos podem ser encontrados na forma de tabletes, comprimidos ou líquido. Mais prática, a forma líquida tem a desvantagem do sabor, que pode ser de difícil adaptação. Já os tabletes costumam ter um sabor melhor, mas muitos não fornecem a quantidade recomendada das vitaminas.
Os comprimidos por sua vez são práticos e atendem às necessidades diárias recomendadas, mas não apresentam uma boa absorção. Qual escolher? Embora a forma líquida seja a de melhor absorção, é importante escolher um suplemento que você vai conseguir utilizar todos os dias, seja ele líquido ou em cápsulas.

5. Preste atenção às suas necessidades especiais

Para aqueles que apresentam algum tipo de alergia alimentar, é importante observar a lista de ingredientes para identificar a presença de possíveis alérgenos existentes na formulação do suplemento. Se ele não apresentar uma lista, é melhor não arriscar: procure outro que seja o melhor multivitamínico para você.
Existem multivitamínicos específicos para atletas, mulheres, homens acima de 50 anos, vegetarianos, gestantes, lactantes, mulheres na menopausa, enfim, é importante analisar o rótulo para ver a indicação e saber se você se encaixa no público alvo do suplemento.

Não exagere

 

Se você não pratica atividade física e já tem uma alimentação balanceada, evite tomar um multivitamínico sem indicação médica. O excesso de alguns nutrientes pode causar muitos efeitos colaterais, que vão desde diarreia até sérios problemas cardíacos.
Doses acima das necessidades diárias de vitamina C ou zinco podem causar náuseas e dores de estômago. Já o excesso de selênio pode causar queda de cabelo, fadiga, problemas estomacais e até mesmo danos aos nervos.
Para aqueles que já tomam outros suplementos, a dica é conversar com o médico ou nutricionista antes de começar a tomar um multivitamínico, pois assim não haverá risco de você consumir o mesmo nutriente repetidamente.
Quem está pensando em tomar multivitamínicos para compensar uma dieta pobre em vitaminas e minerais deve primeiramente procurar um nutricionista e fazer pequenas modificações nos hábitos alimentares, a fim de incluir mais frutas, legumes, verduras e cereais integrais na alimentação diária.



***ATENÇÃO: O Blog Academia Levada a Sério recomenda que você siga a orientação estipulada na embalagem de todos os suplementos ou a orientação de médico especialista para cada situação.


Gostou desta postagem? Tem alguma dúvida? Elogio? Sugestão? COMENTE AÍ EM BAIXO (Comentários liberados para postagens anonimas!!)
DIVULGUE TAMBÉM PARA SEUS PARCEIROS DE TREINO! ISSO NOS AJUDA MUITO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário