quinta-feira, 29 de maio de 2014

Os Sete Maiores Inimigos Para a Digestão

Você já se sentiu inchada, cheia de gases ou passou por uma péssima azia? Essas sensações desagradáveis no estômago podem ter sido causadas por algo que você comeu. Algumas comidas são mais difíceis de digerir do que outras. E o "Academia Levada a Serio" selecionou alguns dos piores alimentos para a sua digestão.

1- Adoçante
Como afeta você: Segundo nutricionistas, o adoçante pode deixar o seu corpo todo mais inchado. Se você pensa que cortar calorias envolve trocar o açúcar pelo adoçante, cuidado. Em geral, o adoçante é parcialmente digerido e causa um grande impacto no sistema digestivo, podendo causar inchaço, gases e até diarreia.

O que você pode fazer: Se abrir mão do adoçante não é uma opção, você deve experimentar outras marcas e selecionar a que afeta menos o seu organismo.


2- Chocolate
Como afeta você: a cafeína contida no chocolate pode causar azia e má digestão. E mais, chocolate é diurético e pode causar diarreia também.

O que você pode fazer: Se você precisa matar aquele desejo, prefira o chocolate amargo e consuma em poucas quantidades.


3- Comida processada
Como afeta você: Além de aumentar o risco de desenvolver diabetes, doenças do coração e contribuir para o ganho de peso, carboidratos refinados, como pão, refrigerantes e batatas chips, se movem rapidamente pelo seu trato digestivo resultando em inchaço, cólicas e outros males.

O que você pode fazer: Se você não quer cortar esses alimentos completamente da sua dieta, tente consumi-los com comidas que são lentas na digestão, como proteína – peito de frango (sem pele) – ou alimentos que possuem gorduras saudáveis – como mamão, amendoins, etc. O mais importante é checar as porções que você come, a quantidade de carboidratos refinados não pode ser maior que os carboidratos saudáveis com os quais você combina.


4- Comidas muito condimentadas ou apimentadas
Como afeta você: Alimentos carregados no curry ou aquele acarajé, por exemplo, podem causar azia e queimação, principalmente se você os come próximo a hora de dormir.

O que você pode fazer: derivados de leite podem acalmar a queimação em algumas pessoas. Mas como o próprio leite pode ser difícil de digerir, prefira iogurte grego ou queijo cottage.


5- Frutas frescas e vegetais
Como afeta você: a sabedoria convencional diz que a  melhor maneira de ficar saudável é consumindo frutas e vegetais. E embora eles devam estar inclusos na sua dieta sempre, digerir frutas e vegetais pode ser difícil para pessoas com estômagos sensíveis. Esses produtos crus possuem altas quantidades de fibra insolúvel, que se movem rapidamente pelo trato intestinal e podem resultar em diarreia, gases e inchaço.

O que você pode fazer: Cozinhe os seus vegetais e, sempre que possível, as suas frutas. Isso ajuda a quebrar a fibra contida e permite que eles sejam digeridos com mais facilidade, limitando os gases e o inchaço.


6- Comidas gordurosas e fritas no óleo
Como afeta você: Comidas com altos níveis de gordura saturada, como carne (alguns cortes, como costelas, são mais gordurosos que outros), batatas fritas e sorvete são difíceis de digerir e podem aumentar a sensação de saciedade (você fica cheia demais) e aumenta as chances de refluxo. Se você já sofre de azia, esses alimentos pioram o quadro ainda mais.

O que você pode fazer: Se você for comer algo com carne, hambúrguer ou outra refeição com muita gordura lembre-se de não combiná-la com álcool. Isso pode irritar ainda mais o trato estomacal. Sempre que possível, prefira as gorduras à base mais natural, como o azeite de oliva, cuja gordura é mais fácil de ser quebrada do que a gordura saturada, como a manteiga, por exemplo.


7- Café
Como afeta você: Esse herói da energia pode ser tornar no pior inimigo do seu trato estomacal. O café não acorda somente a sua mente, ele também estimula a produção de ácido no seu estômago, que pode causar inflamação e resultar em azia ou gastrite. E mais, cafeína é um diurético, ou seja, pode ocasionar desidratação e constipação.

O que você pode fazer: Limite a quantidade de cafeína ingerida a um copo por dia. Se isso não for possível, reduza o seu consumo a um copo de café a cada duas horas, para permitir que o seu organismo tenha tempo suficiente para processar a cafeína. E evite tomar café de estômago vazio, já que isso pode contribuir para a indigestão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário