quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

3 Principais Suplementos Para Investir Durante o Processo de Emagrecimento

Em pleno século XXI fica difícil diferenciar a enorme gama de tipos, marcas, qualidades e subgrupos de suplementos alimentares, visto a tamanha variedade que é proposta pelo mercado, pela mídia e pelos sensos comuns gerais.

Suplementos em pós, cápsulas, líquidos, barras, gomas e assim segue essa enorme variedade de deixar qualquer consumidor que não tenha orientação profissional com os cabelos em pé. Verdade seja dita: A utilização de suplementos alimentares, por mais inofensiva (e de fato é) que pareça deveria ser orientada SEMPRE por um profissional da área de nutrição, fazendo com que não só os ganhos sejam otimizados, mas, também que sejam evitados inúmeros erros e inúmeras perdas de tempo que acontecem em praticamente 90% desses casos. Além disso, principalmente para o brasileiro que não possui lá as melhores condições financeiras e ainda padece com um mercado extremamente caro no ramo, a boa orientação favorecerá nos aspectos econômicos e, claro, na economia, propriamente dita.

Porém hoje, vamos tratar de três suplementos que podem ser sugeridos em utilização no processo de emagrecimento, favorecendo-o e o tornando mais eficaz. Suplementos esses que não custarão tanto dinheiro e que muitas vezes (diria eu em quase todas) são esquecidos ou abandonados nas prateleiras e trocados por PLACEBOS de rótulo bonitinho.

1 – As indispensáveis proteínas em pó

Sim, não poderia começar por outro suplementos se não pelas proteínas em pó. E não falo unicamente de whey protein, mas falo da caseína, da albumina e até mesmo desses blends proteicos que podem ser úteis em alguns momentos.

As proteínas são indispensáveis na medida em que são um grupo dos 3 macro nutrientes da dieta extremamente importantes. Importantes pois, além de serem substratos para a formação de basicamente o corpo todo, como células (inclusive as musculares), enzimas, tecidos etc elas ainda participaram do que chamamos de “turn over proteico”, ou seja, da constante síntese e degradação de proteínas do corpo.

Para quem está em um processo de emagrecimento e, ainda mais com uma dieta hipocalórica restrita, dar bobeira quanto ao consumo inadequado, ou pior, ficar sem ingerir as quantidades satisfatórias de proteínas é suicídio para a massa muscular e, consequentemente para um efeito visual não muito agradável. Além disso, questões relacionadas a saúde também estão envolvidas com o consumo proteico, logo, este deve estar adequado.

Acontece que, para a maioria dos mortais que trabalha ou praticamente não tem tempo para parar e comer a todo instante (leia-se nas horas adequadas) fica um tanto quanto inviável a ingestão de proteínas sólidas como peixes, carnes magras ou até mesmo claras de ovos cozidas. Neste ponto, as proteínas e, as diferentes proteínas em pó que temos hoje no mercado são uma facilidade inigualável de promover essa nutrição adequada, justamente pelo fácil consumo aliado ao excelente valor biológico que elas proporcionam. De quebra, ainda hoje possuímos proteínas com um sabor extremamente agradável, facilitando ainda mais o consumo e fazendo com que restrições por sabor sejam menores.

A qualquer hora é possível adicionar água em um bootle e misturar com um pó, saboreando com o máximo de estilo o máximo do que a nutrição esportiva vem oferecendo.

2 – Ômega-3  Um dos suplementos que é mais esquecido ou, se quer conhecido, é o ômega-3. Sendo um ácido graxo essencial, ou seja, que necessitamos consumir pela dieta, pois, o corpo não produz naturalmente, este nutriente é um tanto quando deficiente na dieta ocidental por contados hábitos alimentares.

Naturalmente encontrado na linhaça, na semente de chia, em alguns peixes e em menores quantidades em outros óleos e oleaginosas, o ômega-3 vem sendo estudado com diversas propriedades positivas para o corpo tais quais propriedades anti-inflamatórias, pela produção de determinados eicosanoides, propriedades antiaterogênicas, propriedades que evitam a depressão e, claro, ao emagrecimento. Comparado a outros óleos esse ácido graxo e alguns outros de cadeia média vem apresentando ótimos resultados nesse aspecto.

Além disso, o ômega-3 é convertido em outros ácidos graxos de extrema importância para o sistema nervoso, como o DHA, indispensável para uma boa saúde.

A melhor fonte de ômega-3 são os óleos de peixe, por sua maior quantidade de EPA e DHA. Porém, estes costumam ser muito caros e fora da realidade de muitos brasileiros. Neste caso, a melhor opção talvez seja o óleo de linhaça que, apesar de relativamente mais caro do que outros óleos, é um pouco mais acessível. Apesar da conversão do ALA do W-3 do óleo de linhaça para EPA e DHA ser baixa, ele ainda é relativamente convertido, fazendo-o um tanto quanto eficaz para tal.

Cerca de uma dosagem que garanta 1600mg de EPA por dia através do ômega-3 já são suficientes como suplemento ergogênico.

3 – L-Leucina

No grupo dos aminoácidos de cadeia ramificada, está o mais importante dos 3, a L-Leucina. Associada diretamente com a síntese proteica, a L-Leucina talvez é o aminoácido mais importante para quem deseja aumentar a massa muscular. Desta forma, já podemos entender que, se através do aumento da massa muscular, conseguimos aumentar o metabolismo basal e, consequentemente aumentar o gasto calórico, esta pode ser uma ótima aliada no processo de emagrecimento.

Porém, é necessário cuidado em sua utilização: A L-Leucina estimula a secreção de insulina, o que supostamente pode estimular o acúmulo de gordura, uma vez que a insulina possui ação nas células adiposas.

Cerca de 0,1g/kg de L-Leucina no pós-treino já vem apresentando ótimos resultados no aumento da síntese proteica e, aumento de massa muscular.

Conclusão:

Apesar de diversos marketings que existem na suplementação esportiva, ainda existem suplementos, muitas vezes esquecidos, que podem auxiliar largamente neste processo, beneficiando seus usuários e fazendo cada vez mais eficaz o emagrecimento. Basta conhecer e saber como aplicá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário