terça-feira, 27 de agosto de 2013

Tudo sobre Suplementos: A Creatina

A Creatina é uma velha conhecida dos atletas e praticantes de atividade física. Vamos explicar do que se trata esse suplemento, como tomar e muitas outras coisas.

 1) O que é a Creatina?
A Creatina é uma substancia naturalmente produzida pelo organismo (endógena), formada pela junção de três aminoácidos – Metionina, Glicina e Arginina. É produzida principalmente no fígado e através da corrente sanguínea, chega as células musculares, onde tem um papel importante na produção de energia (ressíntese de ATP).

2) Qual motivo de suplementar Creatina?
Suplementar creatina exógena incrementando a endógena, é capaz de aumentar de 15 a 30% os estoques musculares de Creatina. Este estoque, ajuda a manter as concentrações de ATP durante os exercícios de alta intensidade e curta duração, como é o caso da musculação e das modalidades que exigem explosão muscular.


3) Por que a Creatina aumenta a Força?
O aumento da concentração de Creatina intra-muscular provoca uma “turbinada” na ressíntese de ATP (geração de energia). Essa “turbinada” faz com que haja mais energia disponível para a contração muscular, o que promove um retardo na falha concêntrica do músculo. Trocando em miúdos, a fadiga muscular é protelada por alguns segundos, o que permite ao indivíduo aumentar a carga para fazer o mesmo numero de repetições.

4) Por que a Creatina aumenta o volume muscular?
A Creatina aumenta o volume muscular, por dois motivos:
a) O indivíduo consegue aumentar as cargas de treino, devido a otimização da ressíntese de ATP. Aí inicia-se um ciclo anabólico positivo: o indivíduo aumenta a carga, o dano muscular é maior, a resposta fisiológica é melhor e como resultado final a hipertrofia (aumento do volume muscular) também é maior.
b) A creatina possui um alto poder de atrair água (por osmose) para o meio onde se encontra. Visto que a Creatina se concentra nos estoques intra-musculares, é justamente para dentro do músculo que ela irá atrair água. Não se trata de água subcutânea (aquela que atrapalha a definição muscular) mas sim, de água intra-muscular que promove um aumento visível e significativo do volume muscular.

5) Como devo usar a Creatina?
A Creatina deve ser utilizada em duas fases: Saturação e Manutenção. Na saturação, são 20 gramas de Creatina, fracionadas em 4 vezes de 5 gramas por dia. E atenção! Bastam três dias de saturação. Estudos recentes mostram que três dias são suficientes para saturar os estoques intra-musculares com Creatina.
Importante: A Creatina deve ser administrada em ciclos, jamais de forma contínua, pois há uma redução / inibição da Creatina endógena, durante a administração da Creatina exógena. O ideal é fazer o ciclo por 2 a 3 meses e depois disto, interromper o ciclo por - no mínimo - 30 a 40 dias, para que o músculo “limpe” toda a Creatina exógena utilizada no ciclo.

Esta aí uma ótima opção para quem quer aumentar a força e o volume muscular, sem fazer uso dos esteroides anabolizantes, que trazem consigo tantos e devastadores efeitos colaterais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário