sábado, 22 de março de 2014

Treinar a Tarde é Mais Efetivo do que de Manhã

No curto prazo não faz diferença se você treina de manhã ou de tarde. Mas se você tiver o poder de escolha, então à longo prazo treinar à tarde é uma opção mais efetiva, diz os cientistas da Universidade de Jyvaskyla no Journal of Strength & Conditioning Research.

Existe algo mágico em treinar logo de manhã. Puxar ferro enquanto o resta da cidade ainda esta dormindo soa como algo especial. Mas isto é mais efetivo? Você realmente constrói mais massa muscular se trinar as 7 da manhã do que treinar as 6 da tarde? Cientistas tentaram responder essa questão com um experimento envolvendo 24 homens, com uma média de 30 anos de idade. Oito homens fizeram absolutamente nada (este era o grupo de controle). Outros dezesseis fizeram agachamento, jump-squats, leg-press e extensões. Nas primeiras 10 semanas somente no horário das 7 às 9 da manhã. Os outros sete treinaram por 10 semanas às 5 às 7 horas da tarde. Ambos seguiram o mesmo tipo de treino.

Após 20 semanas, os pesquisadores mediram o crescimento nos quadríceps de ambos os grupos. Eles puderam observar que o grupo que treinou à tarde teve um crescimento superior aos que treinaram de manhã, mas a diferença não foi significante comparados ao grupo de controle, ambos que treinaram tiveram ganhos musculares.

Os pesquisadores também mediram o aumento de força. Aqui a diferença entre o grupo da manhã e da tarde foi desprezível. A repetição máxima (1RM) do grupo da manhã durante as 20 semanas de treino aumentou em 46kg contra 45kg do grupo da tarde.

A conclusão dos pesquisadores é que em um período de 2 - 3 meses não importa se você treina de manhã ou de tarde. Se você treina para força, não importa nada. Mas se você treina para desenvolver seus músculos ao seu máximo potencial, então no longo prazo, o treino à tarde pode ser mais efetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário